

Beijing, 14 abr (China) — A China pede que a Turquia conheça a essência de Abudukadir Yapuquan como terrorista e revogue sua decisão equivocada para evitar sérias repercussões negativas nas relações China-Turquia, advertiu Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, nesta terça-feira.
O porta-voz fez as observações em uma conferência de imprensa quando solicitado a comentar a decisão da Turquia de recusar o pedido de extradição da China para Abudukadir Yapuquan, que é suspeito de cometer o crime de terrorismo como membro do Movimento Islâmico do Turquistão Oriental (ETIM). De acordo com informações, o lado turco suspendeu as medidas de controle judicial e as restrições de saída a Abudukadir Yapuquan.
“O ETIM é uma organização terrorista listada pelo Conselho de Segurança da ONU e é reconhecida como tal pela Turquia”, afirmou Zhao, acrescentando que Abudukadir Yapuquan, que planejou atividades terroristas em território chinês muitas vezes, é um dos idealizadores do ETIM.
A China está fortemente insatisfeita e se opõe firmemente à decisão do tribunal turco, disse.
(230302) -- PARIS, March 2, 2023 (Xinhua) -- A limited edition of ZIMOMO designed for the country of France is seen at the official store of Pop Mart in Paris, France, March 1, 2023. Chinese toy seller Pop Mart opened on Sunday its first official store of Europe at Forum des Halles in Paris. (Xinhua/Gao Jing)