

Um funcionário (3º à direita) apresenta o Suriname aos visitantes na 1ª Exposição Internacional de Importação da China (CIIE) em Shanghai, leste da China, em 6 de novembro de 2018. (Xinhua/Liu Dawei)
Beijing, 10 mai (China) — Em um novo ponto de partida histórico, a China está disposta a trabalhar com o Suriname para levar adiante a amizade tradicional, melhorar o alinhamento político e a confiança política mútua, disse o conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, no sábado.
Em uma conversa por telefone com seu homólogo do Suriname, Albert Ramdin, Wang observou que o Suriname foi um dos primeiros países caribenhos a estabelecer laços diplomáticos com a República Popular da China e que o próximo dia 28 de maio marcará o 45º aniversário do estabelecimento dos laços diplomáticos China-Suriname.
Nos últimos 45 anos, os dois países sempre se entenderam e apoiaram, dando um exemplo de tratamento igual e relações amigáveis entre países grandes e pequenos, disse Wang.
A China aprecia o Suriname por seguir o princípio de Uma Só China e sempre se posiciona firmemente do lado chinês nos assuntos relativos aos interesses e preocupações essenciais da China, disse Wang.
Observando que o presidente Xi Jinping e o presidente Chandrikapersad Santokhi trocaram cartas e mensagens, Wang assinalou que a China está pronta para manter intercâmbios com o Suriname em todos os níveis e lançar consultas interministeriais em breve.
Os dois países assinaram um memorando de entendimento e um plano de cooperação para a construção conjunta do Cinturão e Rota, disse Wang, acrescentando que os dois países devem aprofundar a cooperação em construção de infraestrutura, comunicações e outras áreas, e explorar ativamente o desenvolvimento de energia, a fim de ajudar a promover a recuperação e a transformação econômica do Suriname.
A China está disposta a fortalecer a cooperação com o Suriname para combater a pandemia da COVID-19, disse Wang, acrescentando que os dois países devem fortalecer a unidade e a cooperação em assuntos internacionais e regionais e salvaguardar o multilateralismo e os interesses comuns dos países em desenvolvimento.
Wang também expressou a esperança de que o lado surinamês faça bom uso do Mecanismo Consultivo entre o Ministério das Relações Exteriores da China e os Ministérios das Relações Exteriores dos Países do Caribe que Mantêm Relações Diplomáticas com a China, o Fórum de Cooperação Econômica e Comercial China-Caribe e outros mecanismos, a fim de promover a cooperação global entre a China e os países do Caribe.
De sua parte, Ramdin expressou calorosas felicitações pelas conquistas da China em termos de desenvolvimento econômico e social e ressaltou que o princípio de Uma Só China nunca será abalado como a pedra angular das relações Suriname-China.
Ramdin também agradeceu o lado chinês por sua sincera ajuda na luta contra a COVID-19, expressando a esperança de aproveitar o 45º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas como uma oportunidade para promover novos avanços nas relações bilaterais.
(250415) -- XIONG'AN, April 15, 2025 (Xinhua) -- A man walks past a PEDF (Photovoltaic, Energy Storage, Direct current, Flexibility) system in Huangwan Village of Xiong'an New Area, north China's Hebei Province, April 15, 2025. In recent years, the local power sector of Hebei has been promoting power grids construction of Xiong'an New Area in accordance with the standards of first-tier cities in China. Under the concept of green, innovative and smart development, the construction of electrical substations would be integrated with urban landscape design, and many intelligent power projects have been finished. (Xinhua/Mu Yu)
(251101) -- BEIJING, Nov. 1, 2025 (Xinhua) -- This image captured at Beijing Aerospace Control Center on Nov. 1, 2025 shows the crew of Shenzhou-20 and Shenzhou-21 spaceships talking with each other. The three astronauts aboard China's Shenzhou-21 spaceship have entered the country's space station and met with another astronaut trio early Saturday morning, starting a new round of in-orbit crew handover. The Shenzhou-20 crew opened the hatch at 4:58 a.m. (Beijing Time) and greeted the new arrivals, according to the China Manned Space Agency (CMSA). The six crew members then took group pictures for the seventh space get-together in China's aerospace history. They will live and work together for about five days to complete planned tasks and handover work, the CMSA said. (Xinhua/Jin Liwang)