China envia nove satélites à órbita por lançamento marítimo

Faturamento do mercado farmacêutico cresce 11,16% nos últimos 12 meses – Febrafar cresce 19,9%
Os novos desafios: Agricultura rumo a 2030

China envia nove satélites à órbita por lançamento marítimo

Xinhua/Cai Yang

Qingdao (Xinhua) — A China enviou com sucesso nove satélites para órbita planejada no Mar Amarelo na terça-feira.

Os nove satélites, pertencentes ao grupo Jilin-1 Gaofen 03-1, decolaram em cima de um foguete transportador Longa Marcha-11, o primeiro foguete lançado pelo mar da China, às 9h23 (horário de Beijing).

Os satélites foram desenvolvidos pela Chang Guang Satellite Technology. Três serão usados para vídeo, sendo um para a popular plataforma chinesa de compartilhamento de vídeo Bilibili e outro, para a emissora estatal CCTV.

Os outros seis são satélites de imagem do tipo push-broom, ou seja, que têm varredura eletrônica, que confere maior precisão.

O satélite Bilibili tem características de baixo custo de desenvolvimento, baixo consumo de energia, leve e alta resolução. Foi projetado para gravar vídeos e fotos para a ciência popular.

O satélite pode obter vídeos e imagens coloridos com uma resolução superior a 0,98 metro. Os dados serão usados para fazer vídeos populares, abrangendo campos como ciência e tecnologia, humanidades, história e educação, e serão divulgados na Bilibili.

Os nove satélites fornecerão dados de sensoriamento remoto para a pesquisa de recursos terrestres do país, planejamento urbano e serviços de monitoramento de desastres.

O Centro de Lançamento de Satélites Taiyuan conduziu a missão de lançamento.

Desenvolvido pela China Aerospace Science and Technology Corporation, o Longa Marcha-11 é o único entre as séries de foguete chinês Longa Marcha que utiliza propulsores sólidos. É usado principalmente para transportar pequenos satélites e pode levar vários em órbita ao mesmo tempo.

O lançamento de terça-feira foi o 346º da série de foguetes Longa Marcha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *