China e Sérvia prometem intensificar cooperação parlamentar

Plano Safra 2021/2022 anuncia R$ 251 bilhões para produtores rurais
Senado aprova MP que aumenta a tributação sobre o lucro dos bancos

China e Sérvia prometem intensificar cooperação parlamentar

Xinhua/Zhang Ling

Beijing (23) – O mais alto legislador da China, Li Zhanshu, conversou nesta terça-feira com o presidente da Assembleia Nacional da Sérvia, Ivica Dacic, por videoconferência, em que os dois lados se comprometeram a melhorar o intercâmbio entre os órgãos legislativos.

Li, presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), disse que, no processo de luta por suas respectivas independências e realização do desenvolvimento nacionais, a China e a Sérvia estabeleceram uma amizade profunda. Sob a liderança dos líderes dos dois países, a parceria estratégica abrangente China-Sérvia desenvolveu-se em profundidade e atingiu um alto nível sem precedentes.

A China está disposta a trabalhar com a Sérvia para implementar o importante consenso alcançado pelos líderes dos dois países e promover um maior desenvolvimento das relações bilaterais, disse Li.

Ele pediu que os dois países fortaleçam o apoio político mútuo, apoiem firmemente os interesses-chave e as principais preocupações de cada lado, realizem a cooperação antipandêmica, trabalhem em conjunto para superar a pandemia, promovam a cooperação prática em várias áreas, construam em conjunto os projetos sob a Iniciativa do Cinturão e Rota e expandam o intercâmbio em cultura, educação e esportes.

Li observou que a cooperação entre a China e os países da Europa Central e Oriental (CEEC, sigla em inglês) é um novo tipo de mecanismo de cooperação interregional criado em conjunto pela China e os países da CEEC, incluindo a Sérvia, que promove o desenvolvimento comum de ambas as partes. Espera-se que as duas partes implementem integralmente os resultados da cúpula China-CEEC.

A APN está pronta para aprofundar o intercâmbio e a cooperação com a Assembleia Nacional da Sérvia e contribuir para o desenvolvimento da parceria estratégica abrangente bilateral, disse Li, acrescentando que os dois lados devem manter o ímpeto das trocas de alto nível, intensificar as trocas entre comitês especiais, grupos de amizade e representantes, fortalecer a coordenação e a cooperação em organizações parlamentares multilaterais e trabalhar em conjunto para promover a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.

Dacic afirmou que a Sérvia defende firmemente o princípio de Uma Só China e apoia a Iniciativa do Cinturão e Rota. Ele expressou sua gratidão à China por seu importante apoio na prevenção e controle da epidemia.

A Assembleia Nacional da Sérvia está disposta a fortalecer o intercâmbio amigável com a APN da China para promover o desenvolvimento saudável e estável das relações bilaterais, assinalou Dacic.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *