

Beijing – A China divulgou um plano de ação para o período 2025-2030 com o objetivo de melhorar as condições ambientais para proteger a saúde pública.
Publicado em conjunto pela Administração Nacional de Prevenção e Controle de Doenças da China e por vários outros departamentos, o plano delineia 16 medidas concretas para criar ambientes mais verdes, seguros e habitáveis.
Nos últimos anos, a China fez progressos notáveis na construção de um ambiente saudável, com avanços na separação e reciclagem de resíduos, medidas reforçadas para reduzir a poluição do ar e aprimoramento das capacidades de resposta a emergências para incidentes de saúde pública. No entanto, a intensificação das mudanças climáticas globais está apresentado novos desafios.
As medidas propostas incluem incentivar dietas equilibradas e exercício físico regular entre a população, melhorar os sistemas comunitários de separação de resíduos, e expandir e manter espaços verdes e trilhas para caminhada. O plano também pede uma melhor integração de políticas entre setores, bem como o reforço de monitoramento, a avaliação de riscos, o alerta precoce e avisos de saúde pública.
Até 2030, o plano tem como meta dois resultados principais: melhoria contínua na qualidade de água potável e aumento da conscientização pública sobre o meio ambiente e a saúde.
“O conceito de saúde ambiental deve ser incorporado a todos os sistemas públicos”, disse um funcionário da administração. A pasta trabalhará em estreita colaboração com departamentos relevantes para aprimorar a coordenação, fortalecer a comunicação pública e orientar as autoridades locais na promoção de iniciativas de ambiente saudável com base nas condições locais.
(230302) -- PARIS, March 2, 2023 (Xinhua) -- A limited edition of ZIMOMO designed for the country of France is seen at the official store of Pop Mart in Paris, France, March 1, 2023. Chinese toy seller Pop Mart opened on Sunday its first official store of Europe at Forum des Halles in Paris. (Xinhua/Gao Jing)