

Xi’an, 12 mai (China) — O conselheiro de Estado e o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, conversou nesta terça-feira com seus homólogos tadjique, uzbeque e quirguiz, respectivamente, em Xi’an, capital da Província de Shaanxi, noroeste da China.
Os ministros das Relações Exteriores do Tadjiquistão, Sirojiddin Muhriddin, do Uzbequistão, Abdulaziz Kamilov, e do Quirguistão, Ruslan Kazakbaev, estão na China para a segunda reunião dos ministros das Relações Exteriores da China mais a Ásia Central (C+C5).
No encontro com Sirojiddin Muhriddin, Wang disse que, como irmãos, bons vizinhos e “amigos de ferro”, a China e o Tadjiquistão devem implementar seriamente o consenso alcançado pelos chefes de Estado dos dois países. Os dois lados devem continuar a aumentar o “conteúdo ouro” das relações bilaterais, consolidar as bases da confiança mútua política, melhorar a escala e a qualidade da cooperação e impulsionar as relações China-Tajiquistão para um novo estágio de desenvolvimento.
Ecoando as observações de Wang, Sirojiddin Muhriddin afirmou que o Tajiquistão considera a China como seu parceiro estratégico mais confiável. O Tajiquistão está disposto a expandir a cooperação com a China em relação ao Cinturão e Rota e continuará a apoiar o princípio de Uma Só China.
Durante suas conversas com Abdulaziz Kamilov, Wang assinalou que as relações China-Uzbequistão mantêm uma dinâmica de desenvolvimento sólida e estável, que traz benefícios para os povos dos dois países.
Ele disse que, como o telefonema entre os chefes de Estado apontou a direção para as relações entre os dois países no período pós-epidemia, a China está disposta a compartilhar oportunidades de desenvolvimento com o Uzbequistão e expandir a cooperação geral.
Abdulaziz Kamilov assinalou que o Uzbequistão dá grande importância às relações com a China e apoia totalmente a China na proteção da soberania nacional e integridade territorial.
O Uzbequistão espera que ambos fortaleçam a cooperação na redução da pobreza, interconexão, combate às “três forças do mal” e promovam conjuntamente a construção do Cinturão e Rota.
Na reunião com Ruslan Kazakbaev, Wang disse que a amizade entre a China e o Quirguistão de geração a geração é a tendência geral e a vontade do povo.
Ele mostrou que a China está disposta a fazer tudo para fornecer apoio e assistência para que o Quirguistão realize estabilidade e desenvolvimento. A China também está disposta a expandir a cooperação no Cinturão e Rota, promover as estratégias de desenvolvimento dos dois países e expandir novas áreas e abrir novas perspectivas para a cooperação bilateral.
Ruslan Kazakbaev disse que, como bom vizinho, irmão e parceiro da China, o Quirguistão apoia firmemente o país nos assuntos de Xinjiang, Hong Kong e Taiwan, que envolvem os interesses essenciais da China.
(251027) -- JINAN, Oct. 27, 2025 (Xinhua) -- A drone photo taken on Oct. 21, 2025 shows oriental white storks and Eurasian spoonbills at Yellow River Estuary in Dongying, east China's Shandong Province. In recent years, Shandong Province has launched initiatives to build beautiful bays through nearshore pollution control, marine ecosystem protection, and coastal environment improvement. The overall quality of the marine ecology here has continued to improve, and six bays across the province have been recognized as outstanding examples of "beautiful bays" by the Ministry of Ecology and Environment. (Photo by Zhou Guangxue/Xinhua)