Banco central chinês fortalecerá apoio à economia real em 2022

Transações digitais em yuan chinês somam o equivalente a US$ 14 bilhões
CNC: Brasil encerrou 2021 com recorde de endividados

Banco central chinês fortalecerá apoio à economia real em 2022

Beijing, 18 jan – O Banco Popular da China, o banco central, anunciou nesta terça-feira que orientará as instituições financeiras a aumentarem o apoio à economia real, estabilizarem a macroeconomia e promoverem um ambiente monetário e financeiro adequado ao desenvolvimento econômico de alta qualidade do país.

O banco central usará várias ferramentas de política monetária para manter a liquidez em um nível razoável e amplo, garantir um crescimento estável do crédito e orientar as instituições financeiras a aumentarem a oferta creditícia para garantir que a oferta de moeda e a expansão do financiamento social basicamente corresponda à taxa de crescimento econômico nominal, informou Liu Guoqiang, vice-presidente do Banco Popular da China, em uma coletiva de imprensa.

Segundo ele, o banco central implementará ferramentas de política baseadas no mercado para apoiar as pequenas e microempresas e utilizará da melhor forma as ferramentas de apoio à redução de carbono e reempréstimos especiais para o uso limpo e eficiente do carvão.

Esforços também serão feitos para reduzir os custos gerais de financiamento para as empresas, acrescentou.

Liu reiterou que a taxa de câmbio do yuan deve ser mantida basicamente estável em um nível apropriado e equilibrado.

Devemos deixar que a oferta e a demanda do mercado desempenhem um papel decisivo na formação da taxa de câmbio do yuan, além de aproveitar plenamente o papel da cotação cambial como um estabilizador automático no ajuste da macroeconomia e dos pagamentos internacionais”, apontou Liu.

O vice-presidente ressaltou que as flutuações bidirecionais, de valorização ou desvalorização, do yuan são normais e as instituições financeiras devem fornecer serviços de gestão de risco cambial para as empresas de médio, pequeno e microporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *